Turismo

Roteiro

A aldeia de Fernão Joanes conta com diversos lugares belos e curiosos, desde a Igreja Matriz, a Ermida de Nª Sª do Soito, as "Eiras" ou a Necrópole Medieval, que podem e devem ser visitadas pelas gentes que passarem por esta magnífica freguesia.



A Igreja Matriz situada no centro da aldeia, apresenta actualmente vestígios do séc. XVIII, mas possivelmente já existira há largas dezenas de anos segundo alguns documentos históricos, e a fazer fé no Campanário ali existente com alguns vestígios do séc. XIII. No seu interior, esta Igreja apresenta diversos altares, destacando-se o altar das almas com uma magnífica pintura, o altar da Srª do Rosário, Imaculada Conceição, Nª Srª de Fátima e o altar Mor, onde ao centro se encontra São João Baptista, padroeiro da freguesia.

 

  

A capela de Nossa Senhora do Soito, situada numa Ermida e a cerca de 2 km da aldeia, existe provavelmente desde o séc. XIV. Há volta dela, encontramos um imenso parque de lazer, com diversos espaços verdes, zonas desportivas e culturais. No seu interior, quatro pinturas no tecto que representam as quatro estações do ano na aldeia de Fernão Joanes, e um ex-voto (quadro), que lembra a cura operada por intercessão de Nª Sª do Soito a favor de em devoto da Cidade da Guarda, por volta de 1756. 

A imagem de Nª Sª do Soito, setecentista e de estilo barroco, permanece todo o ano no seu santuário, exceptuando-se a semana da sua festa que se realiza actualmente no 2º Domingo de Maio. Esta festa comemora-se desde tempos imemoriais, que no passado se realizava no dia 25 de Março (anterior a 1758), realizando-se actualmente e há já largos anos, por razões inexplicáveis, no  2º Domingo de Maio.

 

As "Eiras" é uma verdadeira aldeia satélite que constitui uma relíquia nos dias de hoje. Situada logo a cima da freguesia, esta aldeia destinada exclusivamente aos animais, é única no país e rara na Península Ibérica. Diversas casas, muitas delas sem janelas, são ainda abrigo para alguns animais das gentes de Fernão Joanes.





Neste local realiza-se desde 2002 uma festa, denominada "Festa da Transumância", dedicada especialmente aos pastores da freguesia que partiam em tempos antigos com os seus rebanhos para zonas de melhor pasto, situadas a largos quilómetros da aldeia. Este é sem dúvida um local obrigatório a visitar pelas pessoas que passem por Fernão Joanes.

Junto á Ermida de Nª Sª do Soito, situada na encosta de uma pequena elevação, destacam--se 2 sepulturas escavadas no afloramento granítico e uma terceira sepultura escavada num bloco granítico móvel. Estas sepulturas remontam dos séculos X - XII e constituem uma verdadeira prova de vida passada nesta região. Ainda na Serra desta freguesia, junto á "Cortelha do André" (abrigo natural dos pastores) encontra-se uma outra sepultura, de planta rectangular que também remonta do séc. X - XII.

Num local muito próximo desta freguesia encontramos um lugar designado por Tapada dos Mouros, constituído por 13 sepulturas, também escavadas num afloramento granítico. É sem dúvida uma magnífica prova história de vida nesta região que vale a pena visitar.



Todas as pessoas que pretenderem conhecer Fernão Joanes podem não só visitar este vasto património, como também podem praticar actividades de lazer: BTT a partir de "Rota das Canadas" com passagem nos abrigos naturais dos pastores (Cortelha do "André" e "Pereiro"); Pesca, na barragem existente nesta freguesia e no rio Mondego; Canoagem no magnífico rio Quêcere, situado na serra desta freguesia com uma magnífica água límpida e envolvido por uma fantástica vegetação.



No Parque de Lazer de Nossa Senhora do Soito podemos encontrar um grande parque de merendas, com várias zonas verdes, um polidesportivo, um campo de futebol, balneários, camaratas com capacidade para 30 pessoas, slide, escalada, rappel... Um alegre lugar onde se pode acampar ou simplesmente passar um belo dia com a sua família e amigos.

Nesta freguesia existe aind, uma casa de Turismo Rural chamada "Casa do Cipreste" onde podem passar a noite as pessoas que visitarem esta aldeia situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

Show More

Rua do Espírito Santo, 6300-105 - Fernão Joanes, Guarda

+351 271591754

  • Facebook Classic

© 2013 Freguesia de Fernão Joanes. Todos os direitos reservados.